Salve as árvores

O #OxeRecife cumpre, mais uma vez, o doloroso dever de registrar mais uma vítima do arboricídio, que deixa cada dia mais pobre as ruas, parques, avenidas e jardins do Recife. A vítima mais recente fica na Rua Rodrigues Sete, quase na esquina com a Estrada do Arraial, no bairro de Casa Amarela.

E a degola é tão recente, que o pó de serra ainda se espalha pela raiz e pela calçada do Centro Cultural Ariano Suassuna, em frente do qual agora só existe o tronco, em forma de tamborete. Não sei qual era a espécie. Mas moradores da área relatam que estranharam o clarão da esquina e o calor, antes tomada por uma  grande e refrescante sombra.

A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Recife informa que em 2018, conseguiu alcançar a marca de 2.640 árvores plantadas no seu programa de arborização e que pretende fechar o ano com um total de “4.000 árvores” novas em nossas ruas, parques, jardins e avenidas. Mas será que haverá tempo e condições operacionais para atingir esse objetivo?

Mas é preciso questionar: se nos onze primeiros meses de 2018 (91 por cento do ano), foram plantadas 2.640 mudas (66 por cento de 4.000), será que haverá condições operacionais de atingir o número almejado em um período tão curto (equivalente a nove por cento do que resta do ano)?  Em caso positivo, parabéns para a Sdsma e… mãos à obra. E um lembrete: é preciso que a população fique atenta à qualidade das mudas, aos cuidados com as plantas, e ajude a ela própria, ao poder público, e ao Recife, evitando atos de vandalismo. 


do Oxe Recife