Jovens senadores


O projeto jovem senador é uma iniciativa que oferece aos estudantes brasileiros a possibilidade de conhecer na prática o trabalho feito no senado.

A seleção acontece por meio de um concurso de redação anual para estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais de todo o país. os vencedores, um por estado, viajam até Brasília e, por uma semana, experimentam o desafio de serem senadores.

Nesse ano houve a participação de 194 mil redações nas escolas. Essas redações são filtradas nas escolas, são recebidas no Senado apenas 81 pra fazer a seleção das 27 que vão a Brasília. Em 2017 foram 153 mil.


Com o título “muda para vencer, muda brasil” a estudante Júlia Leone, representante de Pernambuco, pontuou que desde a promulgação da constituição federal houve grandes avanços, mas que a plena consciência dos direitos ainda não é privilégio de toda a população.

A aluna do Colégio da polícia militar destacou que estudar a Constituição federal não faz ninguém defender um partido específico, mas sim, entender como funcionam as leis que regem o país. "Eu acredito que deve ter o ensino de política sim, nas escolas. Não em relação à partidarismo, não é em relação a isso. Eu acho que você pode discutir política considerando o bem de todos. O que está na Constituição? A Constituição num é para todos? Então, estudar a Constituição não é você ser partidário, é você estudar as leis que regem o país." 

Os 27 estudantes de todo o país ficam em Brasília de 19 a 23 de novembro, acompanhados pelos professores orientadores. durante uma semana, os jovens senadores vão discutir propostas e apresentar sugestões legislativas, que podem ser analisadas e aprovadas pelo congresso nacional.

Desde a primeira edição, os jovens senadores apresentaram 48 sugestões legislativas. quarenta delas foram transformadas em projetos de lei.

PERFIL

Júlia mora em Recife e aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio da Polícia Militar de Pernambuco. Deseja trabalhar na área da saúde, pois, além de chamar a atenção, querer conhecê-la e estudá-la melhor, percebe que é uma área no país que precisa de mudanças, principalmente a rede pública. Acredita que o Brasil tem condições de crescer não apenas para alguns, mas para todos. Pretende estudar, trabalhar e oferecer às pessoas o que desejo que elas passem adiante: respeito, solidariedade e sorrisos. Participa de algumas atividades vinculadas à sua instituição religiosa, voltadas à assistência e doações, como Campanha do Quilo, grupo musical e debates semanais com um grupo de jovens sobre temas diversos, inclusive política, religião, cidadania e ética.