Em 03 de novembro de 2002, surgia uma das maiores referências na comunicação comunitária em Recife-PE. Criada pelo movimento cultural do Alto José do pinho, a Rádio Alto falante transmitia uma programação plural e alternativa para a população local em seus caixinhas nos postes da região. A imprensa, estudantes e turistas sempre visitavam seu estúdio buscando conhecer melhor esta emissora.
Foi baseado neste veículo, que surgiu o Dia municipal da Comunicação popular, 03 de novembro. Em 2017, procuramos o vereador Ivan Moraes (PSOL) e expomos a ideia. Ele nos sugeriu mobilizar entidades, coletivos e pessoas que fazem comunicação popular na capital pernambucana para enviarem cartas de apoio ou participarem do abaixo assinado a favor da causa. Para que não fosse algo de uma pessoa só, e sim, de todos.

As mesmas emissoras "poderosas" espalham fake news há muitos anos em que operamos de forma ilegal (nos taxando de piratas); que derrubamos avião; que até interferimos em sistemas de comunicação internas.
Além de reconhecer a dedicação de quem não ganha salário prá fazer comunicação popular, queremos apoiar estas pessoas que são estigmatizadas por fazerem o que mais gostam: Incentivar o livre exercício de se expressar, de denunciar as injustiças e mostrar os grandes talentos oprimidos pela sociedade que prega a cultura do sexo explícito, da traição e do consumismo.
Viva a comunicação popular! Viva aos que tem a coragem de ser porta-voz das pessoas que precisam se educar para encarar os desafios da vida atual.
PAULO XAVIER - Professor e jornalista - crítico de comunicação.
DRT-PE 6062