Dia da comunicação popular

Em 03 de novembro de 2002, surgia uma das maiores referências na comunicação comunitária em Recife-PE. Criada pelo movimento cultural do Alto José do pinho, a Rádio Alto falante transmitia uma programação plural e alternativa para a população local em seus caixinhas nos postes da região. A imprensa, estudantes e turistas sempre visitavam seu estúdio buscando conhecer melhor esta emissora.

Foi baseado neste veículo, que surgiu o Dia municipal da Comunicação popular, 03 de novembro. Em 2017, procuramos o vereador Ivan Moraes (PSOL) e expomos a ideia. Ele nos sugeriu mobilizar entidades, coletivos e pessoas que fazem comunicação popular na capital pernambucana para enviarem cartas de apoio ou participarem do abaixo assinado a favor da causa. Para que não fosse algo de uma pessoa só, e sim, de todos.

Em maio de 2018, foi publicado no Diário Oficial do Recife, a promulgação da inclusão da data no calendário cultural da Cidade. Uma vitória para reconhecer quem faz programas de rádio em emissoras outorgadas ou não, produzem conteúdos multimídia em jornais, zines, redes sociais e veículos virtuais. Mas, também, para protestar contra a perseguição que ocorre até hoje dos grandes meios de massa que alegam uma concorrência desleal de audiência e anunciantes. 

As mesmas emissoras "poderosas" espalham fake news há muitos anos em que operamos de forma ilegal (nos taxando de piratas); que derrubamos avião; que até interferimos em sistemas de comunicação internas. 

Além de reconhecer a dedicação de quem não ganha salário prá fazer comunicação popular, queremos apoiar estas pessoas que são estigmatizadas por fazerem o que mais gostam: Incentivar o livre exercício de se expressar, de denunciar as injustiças e mostrar os grandes talentos oprimidos pela sociedade que prega a cultura do sexo explícito, da traição e do consumismo.

Viva a comunicação popular! Viva aos que tem a coragem de ser porta-voz das pessoas que precisam se educar para encarar os desafios da vida atual.

PAULO XAVIER - Professor e jornalista - crítico de comunicação.
DRT-PE 6062