Comunidades terapêuticas: saiba mais

Você sabe o que são as Comunidades Terapêuticas? São instituições que acolhem dependentes de substâncias químicas que agem principalmente no nosso sistema nervoso central, o que pode alterar temporariamente a percepção, humor, comportamento e, dependendo da situação, até a consciência. Então, o objetivo dessas comunidades terapêuticas é oferecer apoio para que essas pessoas consigam interromper o uso desse tipo de substância. O próximo passo é ajudar a pessoa a organizar uma retomada da vida social com amigos, família, emprego... Apesar de tudo isso, essas instituições não fazem parte do SUS. Elas são consideradas equipamentos da rede suplementar de atenção, recuperação e reinserção social de dependentes. Então para ajudar essas comunidades, o Governo Federal anunciou que vai ampliar em mais de 50%, o número de vagas que recebem recursos para dependentes químicos. 

Segundo Quirino Cordeiro, que é coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, as Comunidades Terapêuticas têm um papel muito importante para a população.

 “Nós estamos enfrentando um problema extremamente grave com o aumento da dependência química no país, aumento das cenas de uso aberto de drogas como as cracolândias. E o governo federal, em uma iniciativa inédita, amplia de maneira substancial, o número de vagas por acolhimento de pessoas com dependência química no Brasil. Com essa iniciativa vamos fazer frente esse grave problema de saúde pública diversificando os serviços ofertados para a população e aumentando a sua efetividade”.

 Foram credenciadas 412 Comunidades Terapêuticas, de um total de 614 que se inscreveram para receber os investimentos. As entidades passaram por processo de habilitação e capacitação para ter as condições adequadas  de higiene, cuidado e segurança com as pessoas em tratamento.

 Com Agência do Rádio