Reeducandos em serviço

>>> Durante este mês de setembro, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos de Olinda fará um levantamento do perfil das pessoas em situação de rua no município. A ação está sendo realizada das 18h à 0h, todos os dias da semana, através da Secretaria Executiva de Assistência Social. A atividade é uma ampliação de um trabalho de rotina realizado durante a manhã, no entanto, foi identificada a necessidade de realizar uma investida em outro turno.

Informações como sexo, idade, raça, se tem filhos e um breve histórico das pessoas em situação de rua são colhidas pela equipe de abordagem. São visitados pontos como praças, terminais de ônibus, entorno de bares e áreas comerciais, locais onde há maior concentração de indivíduos em vulnerabilidade.

Após o levantamento a Prefeitura de Olinda pretende estudar novas ações de atenção aos indivíduos em situação de rua. Uma das medidas imediatas seria a ampliação da rede de acolhimento, que hoje se resume a 20 vagas numa casa localizada no bairro de Jardim Atlântico.

>>> A Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres), vinculada à Justiça e Direitos Humanos, e a Secretaria de Educação de Pernambuco serão certificadas pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em reconhecimento às ações voltadas para a cultura de paz na educação prisional. As escolas estaduais Olga Benário Prestes - da Colônia Penal Feminina do Recife (CPFR) - e a Padre André Albert Coopmam, que funciona no Presídio Doutor Rorinildo da Rocha Leão (PRRL), em Palmares, serão as primeiras a virar uma página que, na visão dos encarcerados, representa um atalho para a liberdade e o mercado de trabalho.

>>> Trinta e cinco reeducandos do sistema prisional começaram, na terça-feira (4), o trabalho de manutenção da Rodovia PE-15, um dos mais importantes corredores de circulação da Região Metropolitana do Recife (RMR). Ação, feita em parceria entre a Prefeitura de Olinda e o governo do Estado, tem como ponto de partida o trecho na altura do bairro da Cidade Tabajara. Além de deixar a via limpa, atendendo as demandas da população, a proposta busca reinserir os detentos na sociedade.

Com Destak Jornal