Os números...

  • Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a população brasileira atingiu quase 208,5 milhões de pessoas nos 5.570 municípios do país.

A estimativa feita, referente a 1º de julho, mostra que ocorreu um crescimento populacional de 0,82% do ano passado para 2018. Os três estados mais populosos estão na Região Sudeste, enquanto os cinco menos populosos, na Região Norte.

O Estado mais populoso é o de São Paulo, com 45,5 milhões de habitantes, concentrando 21,8% da população do país. Já o Estado de Roraima é o menos populoso, com 576,6 mil habitantes, apenas 0,3% da população total.

De acordo com o IBGE, essa revisão incorporou os imigrantes venezuelanos no estado de Roraima, onde 99% estavam concentrados nos municípios de Boa Vista e Pacaraima.

  • A taxa de abandono escolar no primeiro ano do Ensino Médio alcançou 8,6% dos alunos e a taxa de reprovação ficou em 17,3%, segundo a última edição da Avaliação Nacional de Alfabetização.

Os dados revelam que cerca de 25% dos alunos desistem da escola ou são reprovados logo no início do ciclo do Ensino Médio. Essa situação aparece refletida na trajetória de evolução do 
Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e revelam lacunas de aprendizado herdadas do Ensino Fundamental.

  • Enquanto nos países desenvolvidos mais da metade dos jovens que estudam cursa algum tipo de Educação Profissional, no Brasil essa taxa não chega a 12%. O dado é da Confederação Nacional da Indústria (CNI) .


Neste contexto, especialistas alertam para a necessidade de adequação dos currículos e das estratégias de aprendizado, para a transformação das redes de ensino e da Educação Básica no país.

Com Agência do Rádio