Nota baixa da educação

O Nordeste não teve o desempenho esperado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2017. Os resultados foram apresentados pelo Governo Federal na última
semana e, tanto na meta geral como nas estabelecidas para as instituições estaduais e privadas, o estado não atingiu as metas impostas para o ensino médio. O índice ficou em 3,5, quando a meta era 4,4.

A meta estipulada para o Nordeste para a rede estadual foi 4,0, mas as escolas só chegaram a 3,5. Já na rede privada, o índice conquistado foi de 5,5, também abaixo da meta de 6,4. O Ideb mede o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações de língua portuguesa e matemática.

Ir atrás de soluções para os problemas no ensino faz parte da agenda do setor produtivo para incentivar a pauta entre os candidatos à presidência da República. Estudo da Confederação
Nacional da Indústria, a CNI, afirma que o número excessivo de disciplinas, assim como a falta de atualização dos currículos ultrapassados podem ser alguns dos gargalos no ensino médio.

Na região Nordeste, há 153 municípios com o Ideb igual ou superior a 6,0, sendo 93 no Ceará. Por outro lado, cerca de 30% das escolas municipais não alcançaram um Ideb de 3,5.

Segundo a doutora em Educação e especialista em Avaliação da Aprendizagem da Universidade Estadual do Ceará Ana Maria Bezerra de Almeida, existe uma necessidade de reestruturação em relação ao ensino médio, que não pode ser baseada apenas na reforma.

“O Ideb provém de um sistema avaliativo, gera as circunstâncias que devem direcionar políticas do MEC em relação a distribuição de recursos, tecnológia, de formação do professor. Gera as circunstâncias para que sejam tomadas decisões sobre a melhoria de ensino e de aprendizagem nos sistemas estaduais e municipais. Quando estamos diante de resultados que ainda não são os ideais, penso que o esperado é que esses resultados gerem políticas de melhoria de ensino na educação básica brasileira.”

Ceará e Pernambuco se destacaram nos resultados dos índices do país nos anos iniciais e finais do Fundamental, mas também não alcançaram o índice para o Ensino Médio.

Com Agência do rádio