Menu inclusivo

Visando promover a inclusão social e garantia de autonomia, a Prefeitura do Recife implantou cardápios em braile para os estabelecimentos que comercializam comida no Mercado da Encruzilhada. Além do braile, o conteúdo do cardápios também foi escrito com letras maiores, para que possam ser lidas pelas pessoas que têm baixa visão.

Os sete restaurantes que trabalham com cardápios receberam os menus inclusivos, elaborados pela Autarquia de Serviços Urbanos (Csurb), em parceria com o Sebrae. Os permissionários que receberam a iniciativa, inédita, estão entusiasmados com a possibilidade de fazer a diferença na vida daqueles que precisam de inclusão. Sócia do Beberibe Bar, Lúcia Correia, é exemplo desse sentimento. "Estamos saindo na frente de muitos outros estabelecimentos", comemora.

Além da implantação dos menus acessíveis, a Csurb encomendou ao Sebrae uma análise e reestruturação dos cardápios comuns dos sete restaurantes que utilizam a ferramenta para atender os clientes. Cada estabelecimento receberá de 10 a 12 cardápios com novo layout, além de um menu inclusivo. Todo o processo foi realizado em parceria com os permissionários, que não vão ter custo algum pelo benefício.

O gerente da Pessoa com Deficiência do Recife, Paulo Fernando Silva, que é cego, foi ao Mercado da Encruzilhada conferir a novidade e aprovou a iniciativa. "Acessibilidade não diz respeito apenas às questões arquitetônicas, como disponibilizar rampas, banheiros adaptados e piso tátil, mas também assegurar às pessoas cegas o acesso às informações escritas no sistema braile. As pessoas cegas também são consumidoras e desejam ter autonomia tanto no acesso ao interior dos mercados públicos quanto no acesso ao conteúdo dos cardápios nas lanchonetes, bares e restaurantes", disse o gestor.

Com Destak Jornal