Turismo forte

O primeiro semestre de 2018 foi de resultados positivos para o turismo de Pernambuco. O Estado recebeu quase 3,2 milhões de turistas, um incremento de 5% em relação ao mesmo período de 2017.

Entre os visitantes, o destaque ficou por conta do mercado internacional. No primeiro semestre de 2018, Pernambuco recebeu pelo Aeroporto Internacional do Recife quase 157 mil estrangeiros, um aumento de 67% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando chegaram 93 mil.

Os dados fazem parte da pesquisa "Principais indicadores do turismo e evolução anual", realizada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, por meio da Empetur.

Acompanhando o fluxo crescente de turistas, a hotelaria do Estado também tem mostrado bons resultados. A taxa de ocupação hoteleira de Pernambuco subiu para 67%, contra a de 62% registrada em 2017. A permanência geral dos turistas subiu para oito dias, contra os sete apontados no ano anterior.

Os números da receita turística acumulada nos primeiros seis meses de 2018 também rendem comemorações. Os turistas já injetaram mais de R$ 5 bilhões na economia pernambucana, superando em 16% os números de 2017, quando Pernambuco lucrou R$ 4,3 bilhões no mesmo período.

Origens dos turistas - Para se ter uma ideia, em 2014, o Estado possuía apenas quatro conexões internacionais e atualmente conta com 13 conexões. No ranking geral de emissores internacionais, a liderança continua com a Argentina - que só nos primeiros meses de 2018 já enviou 75 mil turistas, seguido por Portugal e Alemanha.

No mercado nacional, São Paulo segue liderando o envio de turistas para Pernambuco, seguido pelo Rio de Janeiro e Minas Gerais. A movimentação de passageiros no Aeroporto Internacional do Recife, que chegou ao recorde de 7,7 milhões em 2017, segue crescendo em 2018. Nos primeiros seis meses do ano, quase 4 milhões de passageiros já circularam pelo terminal.

do Jornal Destak