Piano para Casa Amarela



Em única apresentação no Recife, o pianista erudito Arthur Moreira Lima utilizou o espaço do Parque da Macaxeira para um concerto gratuito, na noite da terça-feira (21). O projeto Um Piano pela Estrada leva música clássica para todos há quase 15 anos e já passou por mais de 500 cidades do país. 

Com um repertório recheado de atrações como Mozart, Bethoven, Chopin e Luiz Gonzaga, o músico se apresentou no Recife em um espetáculo de quase 1h30 de duração. O Parque da Macaxeira, administrado pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, foi o espaço escolhido para receber o artista e o seu Caminhão Teatro.

A equipe do projeto, composta de 20 profissionais, entre técnicos e montadores, trabalha em conjunto para montar e desmontar o aparato de cada concerto em poucas horas, possibilitando a realização de um espetáculo por dia, em diferentes cidades.

A campanha de democratização da cultura já rodou várias cidades do Brasil e tem caráter acessível ao povo, pois o próprio pianista interage com a plateia, falando sobre as obras do programa, apresentado sobre os autores, suas singularidades e inspirações.

Perfil - Moreira Lima [78 anos] projetou-se internacionalmente na Competição Internacional de Piano Frédéric Chopin de 1965, em que conseguiu o segundo lugar. Laureou-se também em várias outras competições, incluindo a também prestigiosa Competição Internacional Tchaikovsky de 1970, ficando em terceiro lugar.

Criou o projeto Piano pela Estrada na área social, mesclando o popular ao erudito. O projeto faz parte de uma campanha pela democratização da cultura erudita, levando a música, através de um caminhão a partir do qual se monta um palco em uma hora, aos mais distantes cantos do Brasil.

Com Jornal Destak e Wikipédia