Mais de mil candidatos

>>> O Ministério Público Eleitoral recomendou a impugnação do registro de candidatura de 16 candidatos em Pernambuco. As ações propostas pelo MP Eleitoral serão julgadas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), que poderá autorizar ou não as candidaturas, após intimar os candidatos para apresentar suas defesas. Dos 16 candidatos, cinco tentam chegar à Câmara dos Deputados e outros à Assembleia Legislativa.

Segundo o Ministério Público Eleitoral, as impugnações foram feitas baseadas na Lei de Inelegibilidade. Seis por contas públicas do exercício anterior julgadas irregulares pelo Tribunal de Contas da União (TCU) ou do Estado (TCE); outras quatro porque os candidatos tiveram suas contas relativas a um mandato de prefeito rejeitadas pela Câmara Municipal e outras cinco decorreram de condenações em segunda instância, pelo Tribunal Regional Federal. Ainda houve um caso de demissão do serviço público por processo administrativo.

>>> Houve 1.047 pedidos de registro de candidatura feitos em Pernambuco este ano. Além dos 997 para deputado estadual e federal, foram sete para governador e sete para vice, 12 para senador, 12 para primeiro suplente e mais 12 para segundo suplente. Todos eles, mesmo que não tenham sido impugnados, serão analisados pelo TRE.

>>> Conforme determina a legislação, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realizou reunião para elaboração do plano de mídia e sorteio da ordem de veiculação das inserções e propaganda no horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio.

O horário eleitoral gratuito (chamado também de guia eleitoral) será veiculado entre os dias 31 de agosto e 4 de outubro, como previsto no Calendário Eleitoral (Resolução nº 23.555). A veiculação ocorrerá de segunda a sábado. Nas TVs, será das 13h às 13h25 e das 20h30 às 20h55. Nas rádios, das 7h às 7h25 e das 12h às 12h25. As inserções também ocorrerão no mesmo período, só que, neste caso, também são veiculadas aos domingos.

Nas segundas, quartas e sextas são exibidos os postulantes a senador, deputado estadual e governador. Destes 25 minutos, sete estão reservados para senador, nove para deputado estadual e nove para governador.

Já nas terças, quintas e sábados, são os presidentes e deputados federais. Dos 25 minutos, são 12 minutos e 30 segundos.

A ordem para os candidatos ao governo do Estado:

1º Dani Portela - A Esperança Não Tem Medo (PCB, PSOL) 
2º Julio Lóssio - Rede Sustentabilidade (REDE) 
3º Armando Monteiro - PERNAMBUCO VAI MUDAR (DC, DEM, PHS, PMB, PODE, PPS, PRB, PRTB, PSC, PSDB, PSL, PTB, PV)  
4º Maurício Rands - O PERNAMBUCO QUE VOCÊ QUER (AVANTE, PDT, PROS) 
5º Ana Patrícia Alves - Partido da Causa Operária (PCO) 
6º Paulo Câmara - FRENTE POPULAR DE PERNAMBUCO (MDB, PATRI, PC do B, PMN, PP, PPL, PR, PRP, PSB, PSD, PT, PTC, SOLIDARIEDADE) 
7º Simone Fontana - Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU)

Com Jornal Destak