Giro eleitoral

>>> Metade do eleitorado brasileiro será identificado pela biometria nas eleições deste ano, o que equivale a 73,7 milhões de eleitores. Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Mais de 87 milhões de eleitores já possuem o cadastro biométrico, aproximadamente 60% do eleitorado. No entanto, parte dessas pessoas estão em cidades onde não terão o reconhecimento biométrico disponível para as eleições de outubro. Por essa razão, o número de eleitores cadastrados é maior do que os que irão de fato utilizar a biometria para votar.

>>> O poder público deve agir de forma comedida quando chamado a interferir em manifestações de eleitores nas redes sociais, de modo a não coibir a livre expressão do pensamento, o debate político da cidadania e o consequente amadurecimento democrático da sociedade. Esse é o entendimento do Ministério Público Eleitoral em Pernambuco, que se posicionou em defesa de um cidadão, alvo de ação proposta pelo Diretório Regional do Partido Democratas (DEM) contra si e o Facebook.


>>> A notícia que circula nas redes sociais sobre uma pesquisa de intenção de voto feita em presídios a respeito de Jair Bolsonaro não tem registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado seria 100% de rejeição ao candidato do PSL. A informação foi checada pelo Projeto Comprova, grupo de 24 veículos de mídia que tem por objetivo combater a desinformação durante o período eleitoral.

>>> O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu considerar o horário local de cada região do país para a votação e divulgação do resultado das eleições deste ano. Com isso, a votação será das oito da manhã às cinco da tarde, de acordo com o horário de cada região. O primeiro turno está marcado para o dia 7 de outubro, e o segundo, em caso de necessidade, para o dia 28.

da Agência do Rádio