Só com a vacina

A poliomielite é uma doença causada por um vírus e na maior parte dos casos  apresenta sintomas como febre, vômitos, prisão de ventre e dor de garganta. Mas cerca de um por cento das crianças acometidas pela doença podem desenvolver a forma mais grave, chamada paralisia infantil. Essas crianças acabam desenvolvendo sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, podem até morrer. A poliomielite não tem tratamento específico. A melhor forma de evitar a doença se dá por meio da vacinação. Por isso, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, faz um apelo para que todas as crianças sejam vacinadas.  
 
“Nós precisamos vacinar as nossas crianças. Nós não podemos deixar que essas crianças tenham alguma consequência em decorrência da falta da vacinação, chegando até a morte. Então eu quero pedir muito isso a todos vocês, que nos ajudem, por que não tem faltado a vacina. A população precisa ter essa consciência de que nós precisamos vacinar todo mundo, esse é o melhor meio que nós termos a prevenção de doenças”.
   
Então fique atento! No Brasil, a vacina é oferecida nos postos de saúde da rede municipal e durante as campanhas nacionais de vacinação. A vacina contra poliomielite deve ser administrada aos dois, quatro e seis meses de vida. O primeiro reforço é feito aos 15 meses e o outro entre quatro e seis anos de idade. Também é necessário vacinar-se em todas as campanhas.