Passou despercebido?!

A novela Apocalipse, produzida recentemente pela TV Record, causou em todos os sentidos. Mas parece que os críticos de plantão não notaram um fator importante: o núcleo de atores afro descendentes foi explorado de forma diferenciada.

Haviam três. O suficiente para vermos estes profissionais sem serem escravos ou pobres. Um arqueólogo, sua filha jornalista e o namorado dela, dono do barzinho na trama. Vamos conhecê-los:

Edson Montenegro - Rodrigo, pai de Bárbara. Professor, historiador e arqueólogo com mestrado e doutorado em história antiga e estudos bíblicos. Muito respeitado no meio acadêmico por suas descobertas arqueológicas, também domina grego, hebraico, latim e aramaico. Apesar de conhecer a Bíblia e ter sido cristão, apostatou de sua fé, não acredita mais em Deus. Vai para Israel realizar importantes escavações arqueológicas.

Li Borges - Filha de Rodrigo. Linda, inteligente e bem-sucedida, divide apartamento com Zoe, sua melhor amiga. As duas trabalham na mesma emissora. Bárbara é âncora do principal telejornal. Tem uma boa relação com o pai, apesar do pouco contato. Cansada de não encontrar namorado - e preocupada com seu relógio biológico - decide fazer uma produção independente. O pretendente é seu amigo Diogo Ferreira, que topa o acordo. Começam uma relação aberta, sem compromisso, mas Bárbara acaba se apaixonando por ele e engravida. Ciumenta e possessiva, o que era para ser um "negócio” acaba virando uma conturbada relação amorosa.

Fredy Costa - Diogo Ferreira era o dono do barzinho, ponto de encontro de vários personagens da trama. Foi pretendente a namorado de Bárbara. 

Fredy tem um "Q" a mais na história. Veio de Angola, na África, o ator e modelo emplaca seu primeiro trabalho na Record TV depois de ter atuado em outras novelas por aqui. O galã não imaginava ser ator. Ainda em 1999, participou do concurso Mister Angola e passou a receber convites de agências de moda. Dois anos depois, ele recebe um convite da Televisão Pública de Angola, a TPA, para fazer um teste para um novo projeto de teledramaturgia, mas ele conta que se sentiu inseguro na nova área de atuação. 

Pesquisamos notícias sobre os três e não encontramos nenhuma referència. Apenas vimos notícia sobre Fredy. mas, a partir de agora o feecidadaniape será o ponta-pé inicial para destacar estas grandes atuações que deixam saudade na TV.