Quando se chega ao limite

Segurança que tenta impedir um menino de comer almoço comprado por um cliente ganhou grande repercussão. Parte da situação foi gravada por uma pessoa que estava no local e, depois, postada no Facebook.

Até as 10h da terça-feira (12), apenas a gravação original tinha sido assistida por 8,9 milhões de pessoas e compartilhada mais de 400 mil vezes. Ao longo de pouco mais de cinco minutos de gravação, é possível ver parte da discussão entre um jovem e o segurança. 

“Estou querendo dar o almoço ao menino aqui e o segurança está me rejeitando, falando que vai me tirar do shopping à força, que vai tirar o menino”, diz o jovem, logo no início.

Ele segue dizendo que a criança – um garoto magrinho, vestindo uma camisa de time de futebol e chinelos – vai, sim, comer. Diz que ele pagaria. A discussão acontece diante de um dos restaurantes da praça de alimentação. 

O Shopping da Bahia decidiu afastar das atividades ligadas ao público o segurança flagrado.

Em nota, o centro de compras afirmou que ele passará por uma “reabilitação”, mesmo sendo a sua conduta não estando de acordo com as orientações do shopping. 

“Além disso, ele foi advertido e segue para uma nova rodada de cursos e capacitações”, continua a nota. O texto ressalta que os seguranças do Shopping da Bahia passam periodicamente por treinamentos técnicos e com conteúdo sobre o contexto social que vivemos.

Na nota, o estabelecimento informou que não há orientação para uma abordagem que vá "além de coibir ações de comércio informal e de pessoas (crianças e adultos) que tentam abordar clientes com pedidos de dinheiro, alimentos ou produtos". "A decisão do cliente é soberana e tem que ser respeitada, sem nenhuma ação violenta ou que gere constrangimento."

Segundo o shopping, sua atuação é em parceria diária com órgãos como Conselho Tutelar, Juizado de Menores, Instituto IRIS, polícias Civil e Militar, e a orientação é sempre pelo cumprimento da lei e respeito aos direitos humanos.

O centro de compras afirma ainda que repudia qualquer acusação de racismo institucional. "Temos orgulho da nossa relação com o povo de Salvador, suas matrizes culturais, e sociais", declara.

Porém, se por um lado surgem a comoção e as desculpas institucionais de sempre, por outro, a repercussão do material faz surgir atitudes como a do Esporte Clube Vitória.

Noticiada pelo jornal baiano Correio 24 Horas, a ação do time foi entrar em contato com a família do menino que torcia para a equipe para convidá-lo a participar do projeto social Vitória Cidadania.

Com informações de Correio 24 horas e Exame