Lei dificulta assaltos


>>> Pernambuco contará com grupo especial para discussão científica da hanseníase, doença infecciosa transmitida pelo bacilo M. leprae, que ataca o sistema nervoso periférico e provoca alterações de sensibilidade ao frio/calor, ao tato e à dor. O lançamento do Comitê Estadual Técnico Gestor da Hanseníase de Pernambuco aconteceu nesta quinta-feira (21), durante o encerramento do I Seminário de Experiências e Inovações da Vigilância em Saúde, no Recife.


Em 2017, o Estado registrou 2.391 casos novos de hanseníase. Desses, 192 foram em menores de 15 anos. O objetivo principal da iniciativa é uniformizar as condutas terapêuticas dos casos mais complexos e implementar, conforme a necessidade das Regionais de Saúde, comissões de debate sobre o tema. 


>>> Cinquenta aves silvestres foram apreendidas, durante a operação Feira Livre, da Polícia Militar, no bairro da Linha do Tiro, domingo (24). A ação foi realizada pela Companhia de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma). Ninguém foi preso. Os animais foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), no bairro da Guabiraba, para serem avaliados antes de serem soltos na natureza.


>>> Uma nova lei obriga a instalação de dispositivos que retardem ou impeçam a introdução e acionamento de explosivos em caixas eletrônicos em agências bancárias de Pernambuco. A medida, estabelecida para dificultar ações criminosas, entrou em vigor recentemente, com a publicação no Diario Oficial do Estado.


De acordo com a lei 16.388, de 19 de junho de 2018, os dispositivos a serem instalados devem resistir a pelo menos 20 minutos de tentativa de arrombamento com o uso de marretas, cinzéis, pés de cabra ou materiais semelhantes. Segundo o documento, os dispositivos devem ser resistentes a esforço mecânico e não devem depender de controle elétrico ou eletrônico.