A copa do mundo

Pesquisa do Datafolha, publicada pelo jornal "Folha de S. Paulo", mostra que a desmotivação dos brasileiros com a Copa do Mundo bateu recorde. Segundo o levantamento, 53% dos torcedores em potencial da seleção afirmam não ter qualquer interesse pelo Mundial da Rússia.

O índice de desinteresse disparou às vésperas do começo do maior torneio de futebol: em janeiro, 42% se diziam desmobilizados pela busca do hexacampeonato. O Datafolha destaca que a marca é a pior desde 1994, início da série histórica. É a primeira vez que mais da metade dos brasileiros reconhece não ter interesse pela Copa.

Os bancos de todo o país vão funcionar em horário especial durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. A orientação é do Banco Central e os estados devem seguir o horário oficial de Brasília.

Quando os jogos começarem às nove horas, o atendimento será das 13h às 17h. Se as partidas tiverem início às 11 horas, o funcionamento será dividido em duas etapas: das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h. Já nos dias em que a seleção jogar às 15 horas, as agências estarão abertas das 9h às 13h.

Aquelas pessoas que quiserem pagar suas contas, podem usar os caixas eletrônicos, o internet banking ou o aplicativo do banco no celular.

Além do jogo do Brasil do domingo (17) contra a Suíça, às 15h, a seleção joga contra a Costa Rica na sexta-feira (22), a partir das 9h. O último jogo da primeira fase vai ser às 15h da quarta-feira (27) contra a Sérvia.

Voltando ao desinteresse dos brasileiros pela copa, saímos na tarde do domingo (17) pra comprovar esses números da pesquisa. Por onde passamos, na região da Grande Casa amarela, vimos ruas e casas pintadas e enfeitadas em verde e amarelo e muita gente acompanhando os jogos pela TV e no rádio.

Aproximadamente 60 milhões de brasileiros devem gastar com produtos ou serviços relacionados à Copa do Mundo. A estimativa foi feita com base em uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito, o SPC Brasil, e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas. A projeção é que o evento movimente cerca R$ 20,3 bilhões na economia brasileira. 

Com informações de O Globo e Agência do rádio