Homenagem ao cacique

 A coluna "Resumo do interior" traz um apanhado de notícias das várias regiões do estado produzidas por blogueiros filiados a AblogPE.

>>> Mensagem da família...

“Gente boa noite... Gente estou aqui pedindo a qualquer pessoa que esteja vendo essa publicação que esse meu irmão conhecido por José Mário Barbosa Soares, apelido “Guga”, Ele saiu daqui da cidade de Orobó na segunda-feira no transporte da prefeitura pois ele está com problema mental de cabeça, estava tomando remédio controlados, ele foi para Recife, desceu no Hospital das Clínicas, e de segunda-feira para cá a gente não teve mais notícia dele, não sabemos onde ele se encontra. Gostaria que cada um de vocês que visse ele por aí por qualquer lugar, tivesse alguma informação Ligar para 9.95608993 pois nós vamos ficar muito agradecido”.

>>> Francisco Mendes Galindo/pesqueirafuxico.com, foi até a Aldeia Pedra D’água para observar de perto como estão os preparativos para a Assembleia indígena deste ano 2018.

“Na ocasião, tivemos a sorte de encontrar o cacique Marcos Xukuru e ele nos recebeu, como sempre, de forma muito educada, prestativa e gentil. Pois, nos deu uma pequena entrevista onde nos explicou a importância desta Assembleia anual e nos relembrou que esta data recordará os 20 anos, sem a presença física do Cacique Chicão (seu pai, que foi assassinado aos 49 anos de idade), mas que, porém ele se faz presente no Plano de Vida dos Guerreiros encantados. Ressaltou, também, que a luta do guerreiro Chicão continua e que ele realizou uma grande conquista, que foi a retomada das Terras indígenas Xukurus e que a missão deles (agora) é a de manter esta conquista preservada pelos atuais Guerreiros Xukurus, para posteriormente ser repassada para os seus futuros filhos de forma organizada, ou seja, administrar tudo isso é uma batalha de conquistas continuas. Foi o que no fez entender o competente cacique Marcos Xukuru ,  com suas sábias palavras nesta tarde.


>>> Os professores da rede municipal de Brejo da Madre de Deus, no Agreste de Pernambuco, realizam uma paralisação na segunda-feira (14) e na terça-feira (15). Eles cobram reajuste salarial, convocação de professores concursados, entre outras reivindicações. No distrito e na sede do município os professores caminharam com faixas e distribuíram panfletos para a população com um conteúdo explicando aos moradores o motivo da paralisação das atividades no município.

>>> Revoltado com os frequentes aumentos da gasolina, um vereador de Feira de Santana, interior da Bahia, realizou, nessa segunda-feira (14), um protesto inusitado. De terno e gravata e carregando uma placa que dizia “Basta! Diga não ao combustível caro”, o vereador Edvaldo Lima (PP) saiu cavalgando em meio ao trânsito da segunda maior cidade da Bahia, com 627 mil habitantes.
Montado em “Pretinho”, que pegou emprestado de um amigo, o vereador percorreu um trecho de 2 km entre o bairro Tomba, onde mora, até a Câmara de Vereadores. No trajeto, recebeu apoio de populares, com direito a buzinaço.
O vereador disse que pensou em fazer o protesto de bicicleta, mas foi a cavalo para chamar mais atenção e por medo de ser alvo de agressão. O amigo dono do cavalo o acompanhou no ato, montado em outro animal.