Comunicação popular já tem dia

O Dia municipal da Comunicação Popular já é real. Foi publicado no Diário oficial do dia 08 de maio o decreto do prefeito do Recife, Geraldo Júlio autorizando a Lei 18.485/2018. 

O projeto fé e cidadania sugeriu o Projeto de lei que institui a data 03 de novembro ao vereador Ivan Moraes (PSOL), integrante da causa da comunicação no estado. Foi sugerido que houvesse uma mobilização de Entidades e sociedade civil para que a ação fosse mais fortalecida.

Com isso tivemos apoio de entidades estudantis, AblogPE dentre outras. O PL foi apresentado à Câmara de vereadores para apreciação em outubro de 2017. foi aprovado por unanimidade por todos os parlamentares como PL 340.

03 de novembro foi escolhido para ser feita comemoração por ser data de aniversário de fundação da Rádio Comunitária Alto Falante (Alto José do Pinho). A emissora é considerada como uma das referências reconhecidas no Brasil no quesito de comunicação popular, sendo alvo de reportagens na grande mídia.

O Dia municipal da comunicação popular em Recife é uma homenagem a todas as pessoas e entidades que fazem valer o direito humano de comunicar e produzir conteúdo informativo em mídias independentes. A ideia agora é levar à Assembleia Legislativa a proposta de que haja o Dia Estadual da comunicação popular. 

A classe sofreu muito com a perseguição dos grandes veículos de imprensa em meados dos anos 90 e 2000, sendo tachados de piratas e irregulares. Vários comunicadores foram impedidos de continuar suas atividades, respondendo processo criminal até os dias atuais.