Pobreza reinando

Muito se falou que o Presidente Lula conseguiu reduzir a população em situação de vulnerabilidade social (a pobreza) em seus dois mandatos. Após isso, a cena se reverteu. Veja o que foi noticiado recentemente pela agência do Rádio:

De acordo com a publicação “Cenário da Infância e da Adolescência no Brasil”, divulgado pela Fundação Abrinq, mais de 40% de crianças e adolescentes de até 14 anos vivem em situação de pobreza no Brasil. O número representa 17,3 milhões de jovens nessa situação. Já aqueles que estão em extrema pobreza, o número chega a 5,8 milhões de jovens, ou seja, 13,5%.

Segundo a administradora executiva da Fundação Abrinq, Heloisa Oliveira, quando o assunto é renda, as regiões Nordeste e Norte continuam apresentando os piores cenários.

“As regiões que tem os números mais graves são as regiões Norte e Nordeste. Elas concentram o maior número de pobres e, nessas regiões, o percentual de crianças na pobreza chega, por exemplo, a 60% na região Nordeste e chega a 54% na região Norte. Mas as duas convivem com um cenário de presença maior de pobreza e presença maior de crianças em situação de pobreza.”

O estudo relaciona indicadores sociais aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), que é um compromisso global para a promoção de metas de desenvolvimento até 2030, do qual o Brasil faz parte, junto de outros 192 países.

Os dados do Cenário da Infância e da Adolescência podem ser encontrados no site observatoriocrianca.org.br.