Mais um moderno

Se Silas Malafaia e Claudio Duarte chamam a atenção da mídia e do público, tem mais um líder evangélico que pode figurar esta lista: Henrique Vieira. Um dos líderes da Igreja Batista do Caminho que não tem sede própria. Os encontros de culto ocorrem em espaços colaborativos / multifuncionais, além das casas.


Henrique abriu espaço para uma yalorixá dar uma palavra em culto; Atuou em um filme como padre; Acredita num cristianismo humanista e, segundo ele, libertário; Defende outras questões reais divergindo das ideias "conhecidas" de muitos que afastam as pessoas da Palavra e faz parte do PSOL. 



Dentre suas citações, destacamos esta: "Uma cruz com tantos nomes, como de Martín Luther King, Marielle Franco, irmã Dorothy, Maria Eduarda... Não é possível se comover com a morte de Jesus e ficar em silêncio diante de tantas outras mortes violentas. A cruz, no fundo, é o grito de Deus em favor da vida."



Tem 30 anos, é professor, cientista social, historiador, teólogo, pastor e ator. Atualmente é assessor do deputado Marcelo Freixo. Militante de direitos humanos desde a adolescência, atua junto a diversos movimentos sociais no Rio de Janeiro.



Foi vereador de Niterói, em sua primeira candidatura, entre 2012 e 2016, com uma pauta de defesa da transparência e a participação popular, priorizando a defesa de políticas públicas de igualdade social e preservação do meio ambiente.



Henrique vez por outra está em programas de TV e conta sua trajetória no canal da jornalista Leda Nagle.