A grande paixão

O CERVAC (Centro de Reabilitação e Valorização da Criança) comemora 30 anos de atividades com grandes conquistas e desafios para garantir a cidadania plena da Pessoa com Deficiência. Várias ações são reconhecidamente exitosas na caminhada, entre elas, a realização do Espetáculo Cultural “A PAIXÃO DA INCLUSÃO”, iniciada em 2014.

A Paixão da Inclusão conta com a parceria das escolas públicas e privadas da Comunidade e tem por objetivo principal, o empoderamento da pessoa com deficiência através do protagonismo artístico e cultural. Nessa encenação, todos e todas perceberão que os papéis principais são desempenhados por pessoas com deficiências – crianças, adolescentes e jovens – que superam seus desafios para incorporar os papéis que representam a tragetória de Jesus, o filho de Deus, na terra. 

A maioria dos protagonistas tem  diagnósticos diferenciados de patologias e síndromes diversas e outros são alunos do ensino regular das escolas da comunidade do Morro da Conceição.  Mesmo com um  diagnóstico clínico que estabelece restrições,  essas  pessoas  tem um potencial artístico e cultural que pretendemos evidenciar na peça, cujo maior objetivo é tirá-los(as) da  invisibilidade social que discrimina, enfrentando o preconceito que gera um processo de exclusão de toda e qualquer convivência social digna e inclusiva.

Através da arte é possível proporcionar a essas pessoas um momento para se fortalecerem e conquistarem um reconhecimento social, a chance de reforçar seu direito de aparecer e dizer: “Eu existo e estou aqui”, ” Eu  tenho talento”. Mais que isso,  a peça oferece condições de atuar, de fazer bonito,  de exercer a sua cidadania, de  vivenciar seu direito de ser e estar, demarcando seu espaço na sociedade.

A Paixão da Inclusão, além de mostrar uma  história de amor ao próximo, fé e esperança, contada através do Evangelho que narra momentos da vida de Jesus nos convida a mudança de atitude em relação do nosso olhar para o potencial da pessoa com deficiência. Ela tem um papel social, de provocar a reflexão, de despertar emoções e possibilitar o protagonismo da pessoa com deficiência. Assista com os olhos do coração e vejan nos(nas) que atuam, um cidadão ou uma cidadã.
Para desenvolver um trabalho como este, precisamos entender, acolher e conceber  as possibilidades do outro  enquanto ser humano e criar muitas  condições de vivencias  culturais, pedagógicas e sociais, diferenciadas.

O processo de construção desse trabalho belo e grandioso é  coletivo e precisa da participação de muita gente comprometida com uma sociedade inclusiva. Para tanto, contamos com alguns parceiros que gostaríamos de agradecer  a todos

Seja um amigo colaborador do CERVAC. LIGUE 32688527 ou 988694783 zap