O novo feriado

Muito se perguntou há alguns dias, vai ser feriado de quê terça-feira? Várias pessoas nem sabiam de que se trata da lembrança de um dos movimentos mais significativos do nosso Estado. Veja a notícia publicada no dia 28/02 no jornal Diário de Pernambuco:

"Pernambuco vai contar com mais um feriado no calendário. A Data Magna do Estado, comemorada no dia 6 de março, foi transformada em feriado estadual. Aprovado pela Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) pela Lei nº 16.059, de 8 de junho de 2017, a Data Magna de Pernambuco entra em vigor este ano. 

A data faz referência ao dia da Revolução Pernambucana de 1817, considerado o primeiro movimento pela Independência do Brasil, que chegou ao bicentenário em 2017.

De acordo com a norma, o poder público deve realizar o hasteamento solene da bandeira do Estado no Palácio do Governo e colocar flores no Monumento aos revolucionários, que fica localizado no bairro de Santo Amaro."

Um pouco do que foi o fatoApós dominar a cidade de Recife, os revoltosos implantaram um governo provisório. Para conquistar o apoio popular, o mesmo baixou impostos, libertou presos políticos e aumentou o salário de militares.

Os rebeldes enviaram emissários para outras províncias do norte e nordeste para derrubar os governos e ampliar a revolução. Porém, sem apoio popular significativo, não avançaram.

Preocupado com a possibilidade de ampliação da revolta para outras províncias, D.João VI organizou uma forte repressão militar contra os rebeldes de Pernambuco. As tropas oficiais cercaram Recife. Os embates duraram 75 dias, e os líderes foram presos e condenados à morte.