Elas por elas na rua

O 8 de março em Recife fica marcado por este convite que foi atendido por tantas mulheres que resgataram o sentido da data. Ilustramos o texto com algumas imagens postadas nas redes sociais.

"Neste 8 de março, nós mulheres (você também!) vamos estar protestando, nos manifestando, afirmando nossos direitos, nutrindo nossos sonhos, “pintando e bordando”, construindo desde já, um futuro onde todas e todos possamos viver bem, ter direitos e ser livres. 



E você não pode perder este Dia Internacional da Mulher! Porque cada uma é muito importante para renovar a ousadia, redobrar a criatividade e potencializar a luta de todas por justiça e igualdade. Cada uma de nós é indispensável para impedir a rendição de muitas, submetidas a tanta truculência, tantas formas de exploração, discriminação, exclusão.
Façamos deste 8 de março, mais um momento ímpar das nossas vidas e, ao mesmo tempo,  mais um capítulo importante da nossa história.

Aqui no Brasil, em toda a América Latina, nos cinco continentes, tratemos de abrir espaço para a  construção de que alimentem a nossa resistência já.

Contra o individualismo, que nos torna impotentes, nos reunamos! Façamos deste momento do 8 de Março e dos processos coletivos que lhe sustentam uma nutrição poderosa para superar a imensa fragilidade que a individualidade desprovida de vínculos sempre nos impõe. Eu sou porque nós somos - Ubuntu. Reconheçamos umas às outras, nas nossas diferenças e desigualdades. E reconheçamos os outros, que solidariamente nos apoiam em nossas lutas.

Ocupemos as ruas com coragem e com cuidado, pratiquemos e afirmemos o cuidado como um dos princípios que nos orienta e sustenta nossa ação transformadora: o cuidar de si, o cuidado entre nós e também o cuidado com os bens comuns da terra e da humanidade.

Não tenhamos dúvida: a força das mulheres - a força de todas e cada uma de nós, o sentido que conferimos como feministas à transformação social é profundamente emancipatório, não só para as próprias mulheres.  Pensar, organizar e mobilizar processos de transformação com e pelas mulheres é uma revolução!" 

Por Guacira (texto adaptado)