Dia da comunicação popular chegando

Lembra do Projeto de Lei que inclui no calendário municipal do Recife o Dia da Comunicação popular? Desde outubro de 2017, foi enviado para análise na Câmara municipal. Na tarde da quarta (28),  recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição e Justiça da casa. Agora só falta a aprovação do poder executivo e publicação no Diário oficial municipal. 

O Projeto fé e cidadania iniciou a luta pelo reconhecimento da categoria de comunicadores populares que atuam em rádios, Tvs comunitárias, meios virtuais, jornais e fanzines dentre outros. Procuramos o vereador Ivan Moraes (Psol), defensor da comunicação pública para defender esta pauta no legislativo. Daí surgiu o PL 340/17.

Entidades da sociedade civil enviaram cartas de apoio à iniciativa e foram recolhidas assinaturas que endossaram o anexo do pedido. A data sugerida para marcar o ato foi 03/11, quando foi fundada no Alto José do pinho a Rádio comunitária Alto falante - considerada um exemplo de comunicação popular.

Se tudo der certo, quem sabe ainda em 2018, estaremos no plenário da Casa de José Mariano lembrando a luta das pessoas que sofreram com a repressão dos poderosos, que os taxavam de piratas, clandestinos e ilegais, além dar visibilidade a quem produz conteúdo independente na Capital Pernambucana.