Boa ideia


Uma empresa pretende lançar no Brasil, ainda neste ano, o sistema que permite pagar com cartão de crédito, débito e até com celular as passagens do transporte público.


A tecnologia é conhecida como Mass Transport Transaction (MTT) e consiste em colocar chips nos leitores de bilhetes de ônibus, metrôs e trens já existentes para que os cartões também sejam aceitos. 

O uso seria semelhante ao do Bilhete Único, de São Paulo: basta encostar o cartão no leitor. Os plásticos e smartphones, no entanto, devem contar com a tecnologia "contactless", que lê os dados só com a aproximação.

O valor da passagem seria debitado preferencialmente do saldo da conta referente ao cartão, como na função débito. Porém, caso o cliente prefira, ele pode optar por usá-lo na função crédito. Cartões pré-pagos também seriam aceitos.


De acordo com Marcelo Sarralha, diretor de projetos da marca, a empresa percebeu, durante a Copa do Mundo e as Olimpíadas no país, a necessidade de uma tecnologia que pudesse ser usada por todos os usuários, sem distinção de nacionalidade ou meio de pagamento.


A tecnologia está em operação desde 2014 no metrô de Londres. No primeiro ano de implementação, o pagamento sem contato ("contactless") superou o cartão de transporte local (Oyster) ao tomar 55% do seu mercado. 

Atualmente, mais de 40% das passagens adquiridas no metrô londrino são pagas com cartões "contactless". Ao todo, o sistema já recebeu o pagamento com cartões de mais de 100 países, segundo dados da operadora de cartões.