Arregou no final

Na tarde da quarta-feira (07) deveria haver uma sensibilização na redação do jornal AquiPE do grupo R2 de comunicação, localizado no bairro do Recife antigo. "Deveria", por ter sido determinação do Ministério público de PE (MPPE) como última das três partes da ação de reparação do veículo acordada.

Representantes do Fopecom - Fórum Pernambucano de comunicação chegaram pontualmente ás 14 horas. O porteiro tentou contato várias vezes com a redação e nada de ninguém por lá. A espera foi longa: quase uma hora. Uma repórter do "Diário" ajudou no sentido de que poderíamos falar com algum diretor do grupo. Assim aconteceu. Falamos com três diretoras, que nos informaram desconhecer a ação pedindo desculpas pelo aguardo na falta de comunicação. O MPPE vai decidir o que fazer nesta situação. O feecidadaniape acompanhou tudo e estava no grupo.

Entenda o caso - Em 01 de setembro de 2017, a imagem de uma mulher estirada no chão, com a região íntima exposta estampou a capa da edição 2724 do AQUI PE. A mulher era Diana. Negra, pobre e moradora de rua, Sofreu violência duas vezes: a primeira por seu assassino, a segunda pelo desrespeito à sua imagem. 

É apontado por ferir a Constituição Federal, no que se refere aos direitos humanos, e o Código de Ética dos Jornalistas. O Inquérito foi baseado no propósito de “garantir o direito à comunicação em consonância com os demais direitos humanos”. Na portaria  publicada no dia 06 de setembro de 2017 – um dia após organizações de direitos humanos criarem uma nota de repúdio exigindo retratação.

O jornal viola direitos fundamentais  garantidos e reificados em declarações e tratados internacionais do quais o Brasil é signatário, além de regulamentações brasileiras.

Foi decidido que o jornal deveria fazer: 
Série de reportagens que abordem os direitos da população negra e da população socioeconomicamente excluída, com auxílio das instituições e movimentos sociais de direitos humanos, durante a semana do dia 10 de dezembro, em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos;
Apoio na realização de seminário sobre direito à comunicação a se realizar em fevereiro de 2018;
Participação em formação/capacitação.