Economia e qualidade na educação em pauta


As taxas de desemprego no município do Recife têm preocupado o vereador Rinaldo Júnior (PRB). Citando dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ele afirmou que a capital está aquém da perspectiva nacional de criação de postos de trabalho. Ao plenário, o vereador sugeriu uma maior aproximação entre o poder público e o setor comercial, por meio de instituições como o Serviço Nacional de Aprendizado para o Comércio (Senac), para o direcionamento das políticas de qualificação da força de trabalho. Ele também cobrou a criação de shoppings populares e um maior incentivo à economia solidária. 

Foram 10% das escolas e 10% das creches da rede pública municipal de ensino de todas as cinco Regiões Político-Administrativas (RPAs) do Recife fiscalizadas em um único dia. Esse é o saldo da Operação Volta às Aulas 2018, realizada pelo mandato do vereador André Régis (PSDB) desde 2014. O parlamentar repercutiu o projeto, que busca verificar a preparação do município no recebimento dos alunos em seu primeiro dia de aula. A qualidade da merenda escolar e os resultados do ensino da rede municipal também foram alvo de críticas de André Régis. “A merenda que encontramos não preenche requisitos mínimos para crianças que, em sua grande maioria, não têm acesso a uma refeição antes de ir à escola.” O líder do governo na Câmara, o vereador Eriberto Rafael (PTC), disse que a Prefeitura tem levado em consideração os questionamentos feitos na Câmara. De acordo com ele, alguns dos problemas citados por André Régis podem ser explicados pela situação econômica brasileira. 
A lei que criou o Dia Municipal de Combate ao Racismo, nº 18.239, foi lembrada na Câmara do Recife pelo autor, vereador Almir Fernando (PCdoB), exatamente no dia de sua passagem 06 de fevereiro. Ele salientou a importância da lei que traz em seu bojo uma homenagem a Dandara dos Palmares, mulher de Zumbi dos Palmares, também homenageado no Dia Nacional da Consciência Negra que é celebrado desde 1971. Ela também lutou pela libertação das negras e negros do país. Liderava homens e mulheres na luta armada do Quilombo dos Palmares.
Para corresponder aos propósitos da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher o primeiro projeto de lei que tramitará no colegiado não poderia ser mais emblemático do que o de número 70/2017, de autoria do Poder Executivo. Ele propõe a criação do Grupo Ocupacional de Promoção dos Direitos das Mulheres do Recife, na Prefeitura do Recife, que vai originar cargos efetivos cujos preenchimentos serão feitos exclusivamente por mulheres. O Grupo previsto no projeto de lei criará 73 cargos efetivos nas áreas de Analista de Promoção dos Direitos das Mulheres e em Técnica de Promoção dos Direitos das Mulheres.