Casa amarela News


Enquanto as pessoas pensam o ano inteiro no próximo carnaval, o Conselho tutelar foi às ruas cobrar das autoridades as obrigações básicas que o Poder público municipal deveria estar em dia: a educação. O conselheiro tutelar Ozeias Paulo reuniu um grupo de pais para ir ao Fórum Thomas de Aquino, centro do Recife, para ter uma resposta sobre o caso. "Paramos o trânsito e chamamos atenção do Desembargador que está com a Petição Cívil julgada a respeito das faltas de vagas de Creches e Escolas."

Em 2017 o Conselho Tutelar (RPA 3B) solicitou 579 vagas para as crianças. Apenas 52 foram atendidas, ou seja, 9%. 2018 acabou de iniciar, e já temos 172 Crianças da Região sem matrícula garantida.


Paula Sena reforçou a atitude e lembrou a necessidade de maior participação dos prejudicados: "Parabéns pela atitude de luta de vcs... Mas infelizmente vc diz que já tem pedido de 172 crianças pra ser inserida no seio escolar, mas infelizmente os que se dizem prejudicados não estão participando dessa luta com vcs?" Branca Batista afirma: "Realmente isso é um absurdo, nunca vi uma coisa dessa, crianças sem escola é um erro só incentiva a fazer o que não presta." Uitanaci França questiona: "Quando é que povo vai aprender que os partidos da direita nunca tiveram interesse em governa para os mais pobres?" 

>>> Maior campanha do calendário nacional, a vacinação contra o Influenza (gripe) terá, neste ano, um cronograma mais longo. Começará em 16 de maio e se estenderá até 8 de junho para o grupo prioritário: gestantes, mulheres que acabaram de ter bebês, idosos, crianças entre seis meses a quatro anos de idade, professores e profissionais de saúde.

Criança e adolescente
Recém-nascido - BCG (dose única) e Hepatite B (1ª dose);
2 meses - Vacina Pentavalente (DTP, HIB e HB, 1ª dose), Poliomielite (VIP, 1ª dose), Rotavírus humano (VORH, 1ª dose), Pneumocócica 10 (1ª dose);
3 meses - Meningocócica C (1ª dose);
4 meses - Pentavalente, VIP (2ª dose), Rotavírus humano (2ª dose), Pneumocócica 10 (2ª dose);
5 meses - Meningocócica C (2ª dose);
6 meses - VIP (3ª dose) e Pentavalente (3ª dose);
12 meses - Meningocócica C (reforço), Tríplice Viral (SCR, 1ª dose) e Pneumocócica 10 (reforço);
15 meses - Tríplice bacteriana (DTP, 1º reforço), Poliomielite (1º reforço), Hepatite A e Tetra Viral (Tríplice Viral e Varicela);
4 anos - Poliomielite, Varicela e DTP (todas de 2º reforço);
9 a 14 anos - HPV (sexo feminino, duas doses);
11 a 14 anos - HPV (masculino, duas doses);
11 a 14 anos - Meningocócica C (dose única/reforço).

Gestantes
Hepatite B (3 doses com intervalos), Influenza (Gripe, durante campanha nacional, dT (Duplo Bacteriana, 2 doses) e dTpa (Difeteria, Tétano e Coqueluche).

Adultos (depende da situação vacinal)
DT (3 doses, reforço a cada 10 anos), Hepatite B (3 doses), Tríplice Viral (2 doses, até 29 anos; 1 dose, de 30 a 49 anos.

Idoso (acima de 60, depende da situação vacinal)

DT (3 doses), Hepatite B (3 doses) e Influenza (durante campanha).