3 Notícias

 >>> A produção industrial em dezembro de 2017 apresentou um crescimento de 2,8% no comparativo com o mês de novembro. O dado foi divulgado pelo IBGE.  Na série com ajuste sazonal, a alta é a maior desde junho de 2013, quando a taxa ficou em 3,5%.

No comparativo com dezembro de 2016, a alta foi de 4,3%. Em todo o ano de 2017 o acumulado da produção industrial apresentou uma elevação de 2,5%, superior aos resultados de 2014, 2015 e 2016, quando os resultados foram negativos.

Quatro grandes categorias econômicas tiveram alta. 20 dos 24 ramos também apresentaram crescimento entre o mês de novembro e dezembro.  Entre as grandes categorias, os bens duráveis foram o que apresentaram maior crescimento, com 5,9%, seguido bens semiduráveis e não duráveis com 3%.


>>> O ministro Moreira Franco, da Secretaria-Geral da Presidência, utilizou a conta pessoal no Twitter para antecipar uma pesquisa do Ibope com relação à aceitação popular para a reforma da Previdência. De acordo com a mensagem divulgada, 44% da população é contrária às mudanças nas regras de aposentadoria. Segundo Moreira Franco, essa é a primeira vez que os entrevistados que se opõem ao tema representam menos da metade dos brasileiros.


A pesquisa foi realizada a pedido do Palácio do Planalto. As entrevistas foram feitas entre os dias 25 e 29 de janeiro deste ano. O poder de convencimento, tanto de congressistas como da população, tem sido uma das prioridades de Michel Temer em 2018. O presidente quer a aprovação da reforma até fevereiro.

>>> Até outubro do ano passado, o Brasil já tinha 240 milhões de aparelhos celulares espalhados pelo país, número maior que o da população brasileira, que é de 208 milhões. Antônio Pereira de Souza, de 63 anos, mora no município de Jequitaí, ao norte de Minas Gerais. Trabalha em um projeto de construção da barragem no rio local e faz o reconhecimento da flora e de plantas nativas. Mesmo não sendo muito ligado em tecnologia, Antônio usa o telefone celular para fazer e receber algumas ligações. Mas, nos últimos meses, vem reclamando do serviço prestado pela operadora. O município onde vive ficou sem sinal da companhia por alguns meses. Ele conta que ficou incomunicável.


A solução encontrada por ele foi acionar um advogado e entrar com um processo na justiça. O que Antônio não sabia é que a Anatel poderia ajudar a solucionar o problema, que é campeão de reclamações por lá. Por ano, a Agência atende por volta de 13 milhões de ligações dessa natureza. Os serviços de telefonia móvel e fixo somaram 70% das queixas na Anatel até novembro do ano passado.