Vai ter aumento?

Já é tradição: usuários de ônibus da Região Metropolitana do Recife (RMR) podem começar 2018 recebendo a notícia do aumento das passagens. Isso porque, janeiro é a data-base para os reajustes, utilizada desde 2008, ano de criação do consórcio Grande Recife, que gerencia o transporte de passageiros operacionalizado pelas empresas de ônibus. Desde então, a recomposição tarifária ocorre geralmente nos primeiros 20 dias do ano, mas, apesar da proximidade do período, até agora quase nada se sabe sobre o processo que irá impactar cerca de dois milhões de passageiros que utilizam o Sistema diariamente.

A falta de transparência na condução desse debate, entretanto, não é assunto novo. No começo de 2017, os representantes dos estudantes no Conselho Superior de Transporte Metropolitano (CSTM) – um grupo formado por membros do governo e da sociedade civil organizada responsável por decidir sobre a repactuação das tarifas - já criticavam a inacessibilidade dos dados das operações das empresas de transporte. Essas informações são importantes porque subsidiam a decisão dos conselheiros na votação pelo reajuste ou não das passagens.

REPRODUÇÃO
O conselheiro Márcio Morais, representante da sociedade civil organizada dentro do CSTM, explica que os documentos devem ser enviados aos integrantes do grupo pelo menos dez dias antes da reunião deliberativa. Diante da dificuldade no acesso aos dados, Morais, juntamente com a Frente de Luta pelo Transporte Público de Pernambuco, entrou com um pedido de informação à secretaria das Cidades do estado, que preside o Conselho Metropolitano. O documento protocolado no começo deste mês deve ser respondido pelo poder público até o dia 2 de janeiro de 2018.

Além do questionamento sobre a data da próxima reunião do Conselho, cujo último encontro deveria ter ocorrido em novembro passado, mas foi cancelado sem muitas explicações, o pedido de informação ainda solicita detalhamentos sobre a revisão dos contratos das operações de ônibus da RMR. 

Na próxima semana continuaremos entendendo a situação....

do Marcozero.org