Saúde mental

Foi aprovada nesta semana uma revisão na Política Nacional de Saúde Mental para fortalecer o atendimento com base comunitária. Uma das novidades é a criação do CAPS 24h, que vai prestar assistência de urgência e emergência no cuidado em situações de cenas de uso de drogas de forma multiprofissional e intersetorial. A proposta também pretende evitar ampliação da capacidade já instalada de leitos psiquiátricos em hospitais especializados, com o objetivo de fortalecer o processo de desinstitucionalização de pacientes que moram em Hospitais Psiquiátricos, como explica o coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro. 
    
“São leitos que estão em enfermaria de clínica médica, de obstetrícia, de pediatria. As menores taxas de ocupação, por exemplo, eram desses leitos. E as maiores taxas de ocupação, ou seja, os leitos que eram melhor aproveitados eram aqueles que estavam em enfermarias de hospital geral. Então o que nós fizemos agora, por exemplo, uma medida que nós tomamos a partir desse diagnóstico foi que nós vamos investir na ampliação apenas dos leitos que estão dentro de enfermarias especializadas”. 
    
A nova resolução foi aprovada pelo Ministério da Saúde, secretarias dos estados e municípios. O documento apresentado também garante a criação de diretrizes clínicas para linhas de cuidados, além de incentivar a pesquisa que apoie o setor.