O mercado de trabalho tem apresentado sinais positivos quando se analisa os números em curto prazo. A conclusão é do Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp), divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Mercado de trabalho tem bom resultado a curto prazo - O índice apresentou uma evolução de um ponto entre os meses de outubro e novembro, atingindo a marca de 103,9 pontos. Essa é o melhor número desde junho de 2008, quando o indicador começou a ser feito.
Esta é a terceira alta consecutiva analisada pela FGV, que avalia o resultado como um reflexo da possibilidade de melhora e crescimento da economia brasileira no próximo ano.

Em relatório divulgado recentemente pela OCDE, Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, o Brasil terá 62,3 idosos para cada 100 pessoas em idade produtiva em 2075. As informações foram divulgadas na última terça-feira (05), que mostram também que os gastos com benefícios de aposentadorias podem representar 17% de todas as riquezas do PIB até 2050.
Segundo o IBGE, entre 2012 e 2016, houve um crescimento de 16% no número de pessoas com 60 anos ou mais. Além disso, a expectativa de vida do brasileiro também subiu. Passou de 75,2 em 2015 para 75,8 no ano passado. Para o economista Newton Marques, o envelhecimento acelerado da população é um fator que precisa ser reavaliado.