Líderes se matam


A recente morte de dois pastores evangélicos pentecostais por suicídio chocou o meio cristão brasileiro, levantando inúmeros debates. A respeito disso, o pastor Wesley Carvalho produziu um artigo falando sobre o que significa o sacerdócio por trás das cortinas. Um dos pastores gravou um vídeo antes de se matar.



A vida de um pastor é cercada de situações comuns a qualquer ser humano, com as alegrias e angústias que cercam as famílias. Porém, destaca o autor, há sempre a expectativa que a conduta de um pastor seja inabalável e impecável, que os fiéis não tomem conhecimento dessas dores e que o líder tenha forças para guiar o rebanho. Veja alguns trechos do artigo:

"...Os conflitos da vida de um pastor são inúmeros; imaginem vocês trabalharem a vida toda, sem direito a aposentadoria, alguns poucos “privilegiados” tem direito à jubilação, a maioria não.

Pastor não tem amigos, se ele se abre com alguém, amanhã esse alguém abre a sua vida o expondo, e a reação da igreja é essa; ” nossa nunca pensei que o pastor fosse essa pessoa”! Ou seja, nós não podemos ter defeitos, fraquezas ou coisas do tipo.
Pastor não pode envolver a família com os problemas da igreja… E diga- se de passagem, a maioria das esposas de pastor são depressivas ou tem problemas com insônia, síndrome do pânico ou coisas afins.

Se sorrir é moleque, se não, é carrancudo. Se acorda cedo, não fez vigília, se acorda tarde, é preguiçoso. Se tem pulso é carrasco, se é manso é relapso. Os filhos de todo mundo pecam, mas se os do pastor pecarem…"

Veja algumas opiniões sobre os fatos:

Paulo Souza - Acho que ninguém que tenha pleno conhecimento da palavra,de Deus e que creia, atente contra sua própria vida; principalmente pelo fato de que o suicida não herda o reino. Como sabemos,a vida foi muito difícil também,para Pedro,Marcos,Paulo,enfim...

Arilma Guimarães - É lamentável. Minha mentora espiritual é forte como uma rocha e sua fé contagia a todos que frequentam seus cultos. A fé me move segui seu exemplo. Sua fé é inabalável!