A vida é doce

Muitas pessoas acreditam que substituir o açúcar pelos adoçantes é uma opção para se ter uma alimentação saudável. A jornalista Lurian Leles, por exemplo, tem usado adoçantes para perder peso. 
           
“Os nutricionistas geralmente pedem pra gente não usar tanto o adoçante. Eu tive essa indicação de trocar o açúcar pelo adoçante, mas não usar ele em demasia, não usar tanto”.
  
Lurian está no caminho certo, mas poderia se esforçar para usar somente o sabor natural dos alimentos, ao invés de adoçá-los artificialmente. De acordo com a coordenadora de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Michele Lessa, o Guia Alimentar para a População Brasileira não indica o uso de adoçantes.
      
“O ideal é que a gente não utilize adoçante. O adoçante, ele geralmente é usado nos casos confirmados de diabetes e seu uso deve ser aconselhado por médico e nutricionista. O ideal e o melhor é usar o alimento como ele está”. 
   
Alimentos lights e diets também não são recomendados, porque têm muito adoçante em sua composição. Para ler o Guia Alimentar e saber mais sobre uma alimentação natural e saudável, acesse a biblioteca do Ministério da Saúde no site www.saude.gov.br. 

O diabetes está acometendo mais pessoas no Brasil. O diagnóstico da doença revela aumento de 61% em 10 anos, segundo dados do Ministério da Saúde,  As mulheres lideram o ranking: quase 10% da população feminina declarou possuir a doença contra 7% dos homens.

Para quem têm diagnóstico de diabetes, o Sistema Único de Saúde (SUS) oferece atenção integral e gratuita, principalmente para controle e tratamento, inclusive com insulinas. O programa Aqui Tem Farmácia Popular, parceria do Ministério da Saúde, também distribui medicamentos gratuitos, entre eles o cloridrato de metformina, glibenclamida e insulinas.