#3 Notícias

>>> A quantidade de órgãos e tecidos transportados pelas companhias aéreas até outubro deste ano já supera o desempenho de janeiro a dezembro de 2016. No ano passado, foram 3.847 órgãos e tecidos transportados em todo o país, enquanto o balanço até outubro deste ano já chega a 4.200 itens. Os números são do Sistema Nacional de Transplantes e totalizam quase 10% de crescimento. Para o secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Francisco de Assis Figueiredo, o acordo com o setor aéreo foi fundamental para esse crescimento.

>>> Mais de 726 mil pessoas estavam privadas de liberdade durante 2015 e o primeiro semestre de 2016, segundo dados do último Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias (Infopen), divulgado nesta sexta-feira (8) pelo Ministério da Justiça. O número coloca o Brasil na terceira posição entre os países com maior população carcerária no mundo, atrás apenas dos Estados Unidos e da China. A pesquisa ainda revela que de toda a população carcerária, 40% é formada por presos provisórios, que ainda não foram julgados. O tráfico de drogas é o principal motivo para o encarceramento, sendo responsável por 28% de todas as prisões.

>>> As festas de final de ano trazem bons motivos para ir às compras. No entanto, sempre é bom estar atento a algumas situações que podem resultar em prejuízos aos consumidores. É importante ter prudência, evitar as compras por impulso, além de pesquisar e comparar preços. Compras via internet tem um prazo específico para troca, independente do motivo. São sete dias após a chegada do produto, mesmo em caso de defeito ou a simples desistência. No caso das compras em lojas, apesar de parte do comercio praticar a troca dos produtos, a regra geral não obriga lojistas aceitarem trocas fora casos de produtos com defeito.