500 anos de libertação

Ao completar 500 anos de existência, uma data histórica, a Reforma Protestante, promovida por Martinho Lutero no século 16, recebeu especial homenagem na Câmara do Recife, proposta pelo vereador Gilberto Alves (PSD). Doze pastores, bispos, diáconos representando diversas igrejas evangélicas receberam uma placa comemorativa para marcar a passagem do evento que terá celebração mundial. “É com imensa alegria que a Casa de José Mariano em conformidade com várias nações e povos, celebra os 500 anos da Reforma Protestante, a se completar no dia 31 outubro”. 

Gilberto Alves justificou a iniciativa de homenagear alguns líderes protestantes que através do trabalho desempenhado, tanto na esfera social quanta na prática da fé contribuem para os valores dessa Reforma sejam lembrados. “Quando afixou as 95 teses na porta da igreja do castelo de Winttenberg, Alemanha, em 31 de outubro de 1517, o monge agostiniano, Martinho Lutero, promoveu com aquele gesto início a um dos movimentos religiosos mais duradouros da história ocidental”.

Para o autor da homenagem, a questão central da Reforma Protestante deve estar centrada em seu legado e na capacidade de transformação e sobre a necessidade de mudanças sociais, econômicas e culturais. “Nos dias de hoje fica a responsabilidade de levar adiante essas ideias para que se possa construir uma sociedade pensante, munida de valores éticos, na troca de experiência e não de favores, em um relacionamento saudável com o divino e não baseado na culpa e no medo”.

do recife.pe.leg.br