Limites mudados

Um novo mapeamento em Pernambuco, feito por meio dos dados do programa Pernambuco Tridimensional (PE3D), poderá alterar os limites de diversos municípios, alertou o deputado estadual Isaltino Nascimento (PSB). O programa utiliza a varredura a laser para fazer medições precisas das referências definidas nas leis de criação dos municípios.

No plenário da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), IIsaltino Nascimento revelou que as alterações podem modificar o tamanho da população das cidades, afetando o repasse de recursos para as prefeituras. Solicitou que a Comissão de Negócios Municipais da Assembleia realizasse uma audiência pública sobre o tema.

O PE3D está sendo executado pela Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem), com a contribuição do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O projeto teve um custo de R$ 21,5 milhões, financiado pelo Banco Mundial.

Entre os municípios que estão na lista do novo mapeamento e que poderão sofrer alterações estão Santa Cruz do Capibaribe, Toritama, Brejo da Madre de Deus, Caruaru, Belo Jardim, São Bento do Una, Surubim, entre outros.

O populoso distrito São Domingos é vizinho de Santa Cruz do Capibaribe, e  pode torna-se distrito da capital da sulanca, o que seria uma grande perda para o município do Brejo da Madre de Deus que teria uma diminuição gigantesca dos recursos repassados pelo Governo Federal.

Caso o novo mapeamento seja realizado para São Domingos também seria um retrocesso, pois há vários anos o distrito, que é inclusive considerado maior do que a própria sede, luta para ser emancipado, tornando-se assim uma cidade.

do Blog jardim do agreste