Economia positiva

As duas primeiras semanas de outubro registraram superávit de 586 milhões de dólares na balança comercial. O valor foi resultado de exportações no valor de três bilhões e duzentos milhões de dólares e importações de dois bilhões e setecentos milhões de dólares. Até agora, 2017 já acumula quase 173 bilhões de dólares em exportações e mais de 117 bilhões de dólares em importações, com saldo positivo de 55 bilhões e setecentos milhões de dólares.

A média de exportações da segunda semana de outubro ficou abaixo da primeira, com uma queda de 18,8%. Isso se deu por conta da queda nas exportações de produtos considerados básicos, como petróleo, minério de ferro e milho em grãos, por exemplo, e de semimanufaturados de ferro e aço, ferro-ligas e catodo de cobre. Em contrapartida, a venda de manufaturados cresceu 0,3%. Nas importações, houve crescimento de 6,9% sobre igual período comparativo.

Em relação ao mês de outubro de 2016, foi registrado crescimento de 35,2% nas exportações. Isso se deu pelo aumento nas vendas de três categorias: produtos básicos, semimanufaturados e manufaturados. Em relação a setembro deste ano, houve retratação de 0,7% em virtude da queda nas vendas de produtos básicos e manufaturados, enquanto os semimanufaturados cresceram 3% nas vendas.

Nas importações, a média diária até a segunda semana de outubro deste ano ficou acima de 14% se comparada à média de outubro de 2016. Nesse comparativo, cresceram os gastos com aeronaves e peças, combustíveis e lubrificantes, borracha e obras, equipamentos eletrônicos e adubos e fertilizantes. Se comparado ao mês passado, as importações reduziram 3,5%.

Os dados foram divulgados nessa segunda-feira (16) pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

da Agência do Rádio Mais