Casa amarela news

O bairro do Poço da Panela não recebeu esse nome à toa. No século 18, o local era um pequeno povoado em meio às grandes plantações de cana-de-açúcar e pertencia ao Engenho Casa Forte, comandado por Anna Paes.

Nessa época, os banhos no Rio Capibaribe – que não era poluído como hoje –  faziam bem à saúde e eram parte da vida de toda a população, sendo recomendados, inclusive, pelos médicos após um surto de cólera que assolou a cidade do Recife no final do século 18.

Atraída pelos famosos banhos medicinais, a elite foi se instalando no bairro e construindo casarões nas margens. Com a população crescendo, o lugar começou a ter problemas de desabastecimento de água. Era difícil encontrar água potável para todos e os moradores não achavam correto retirar água do rio.

A situação foi se agravando até que foi descoberto um olho d’água ao lado da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, que hoje fica na frente da Venda de Seu Vital.

Para que a água da nascente não fosse perdida, os moradores fizeram uma estrutura de barro no formato de uma panela pra segurar as paredes do poço. Daí surgiu o nome Poço da Panela. Hoje, o famoso poço está selado no terreno ao lado da Igreja.

Além da implantação do Jardim Secreto, os moradores do bairro têm mais um motivo pra comemorar. No dia 19, eles receberam a Praça Rui Antunes totalmente revitalizada. Uma conquista da Associação dos Moradores e Amigos do Poço da Panela (Amapp), que vinha lutando pela recuperação.

Localizada bem no coração do bairro, na confluência da Rua Médico Mário Guimarães e a Estrada Real do Poço e pertinho da Venda de Seu Vital e da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, a praça é uma das principais áreas de lazer das crianças da comunidade. Além do playground, o local tem uma quadra de esportes onde são ministradas aulas gratuitas de futebol, artes marciais, zumba e vôlei, por iniciativa voluntária.

do poraqui