#3Notícias

>>> O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, divulgou nesta quarta feira (20) o índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15, o IPCA-15, que registrou 0,11% no mês de setembro, apresentando um declínio, já que em agosto a marca atingiu 0,35%. O resultado é o menor para o mês de setembro desde 2006, quando o índice registrou apenas 0,05%.  No ano passado, o índice atingiu a marca de 0,23%.

Entre os pontos analisados, o setor de Alimentação e Bebidas foi o que apresentou a maior queda, 0,94%. Já a área de Transportes, que segundo o estudo representa 18% das despesas da família, mostrou uma variação de 1,25%. Parte dessa variação pode ser explicada por conta das altas nos combustíveis, principalmente a gasolina, além do etanol e nas passagens aéreas.

>>> Foram criados mais de 35 mil novos postos de trabalho no País em agosto, segundo informações do Caged, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados. Isso equivale a um crescimento de 0,09% em relação ao mês de julho. Esse já é o quinto mês consecutivo em que o Caged registra mais contratações do que demissões. Dos sete estados da região Norte, cinco apresentaram crescimento.

As demais regiões brasileiras também apresentaram aumento. O Nordeste registrou a criação de quase 20 mil vagas. A região Sul teve cerca de seis mil novos postos. O Centro-Oeste vem em seguida, com mais de quatro mil e quinhentas vagas. No Sudeste, foram mil e seiscentos novos postos de trabalho. Das 27 unidades da federação, 19 apresentaram resultado positivo. A indústria da transformação e os serviços foram os principais responsáveis por esse desempenho. Além desses setores, construção civil, comércio e agropecuária, entre outros, também aumentaram os postos de trabalho.

>>> A Superintendência Regional do Trabalho de Pernambuco vai promover oficinas sobre economia solidária no interior do estado. O primeiro encontro será no dia 26 de setembro, no município de Pesqueira, em conjunto com a tribo Xucuru. As oficinas serão voltadas para agricultores e agricultoras familiares que se organizam por meio de cooperativas e associações. O objetivo é registrar e mapear os empreendimentos que se organizam de forma coletiva no interior do estado, mas que ainda não são registrados no Cadsol, o Cadastro Nacional de Empreendimentos Econômicos Solidários.

da Agência do Rádio