Torre patrimônio

Cumprindo a nossa missão institucional de preservar a memória do jornalismo pernambucano, comunico que em reunião com o secretário de Cultura, Marcelino Granja, e com a presidente da Fundarpe, Márcia Souto, apresentamos requerimento e proposta para tombamento a nível Estadual da antiga Torre da TV Manchete, em Ouro Preto, Olinda.

A torre de transmissão da antiga TV Manchete (hoje Rede TV! Recife) foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. A Manchete iniciou suas atividades em 5 de junho de 1983, tendo o projeto arquitetônico solicitado por Adolpho Bloch que contratou o renomado arquiteto para elaborar os projetos dos complexos da emissora no Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Ceará e Pernambuco.

Entendemos que o referido imóvel é de destacado valor arquitetônico e comitantemente representa a história da Imprensa de Pernambuco achamos por bem, como entidade representativa apresentar a proposta de tombamento, que seguiu com apoio da Associação Brasileira de Imprensa – Representação Pernambuco, e da Sodeca - Sociedade Olindense de Defesa da Cidade Alta.

Oportunamente, informamos ainda que vamos fazer gestão junto ao escritório Oscar Niemeyer para que original do projeto desenvolvido pelo arquiteto seja disponibilizado para guarda e acervo do Museu da Imprensa de Pernambuco - MIP/AIP, que está em fase de implantação.

Múcio Aguiar
Presidente da AIP
Representante da ABI em Pernambuco