Fique por dentro

>>> O Brasil já tem mais de 207 milhões de habitantes. Entre os municípios mais populosos, estão São Paulo, em primeiro lugar com 12 milhões de pessoas, Rio de Janeiro, com seis milhões e meio de habitantes, e Brasília, com mais de três milhões. Os dados foram divulgados nessa quarta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE.

A taxa de crescimento populacional entre 2016 e 2017 foi menor que a de 2015 e 2016, com 0,77%. Entre as regiões, a Sudeste abriga os três estados mais populosos, enquanto o Norte fica entre as regiões com menos habitantes. Roraima é o estado menos populoso, com pouco mais de 500 mil pessoas. O estado de São Paulo concentra 21,7% da população total do País, com mais de 45 milhões de habitantes.

Entre os municípios menos populosos, estão Serra da Saudade, em Minas Gerais, com 812 habitantes, seguido de Borá, em São Paulo, com 839, e Araguainha, em Mato Grosso, com 931 habitantes. Segundo dados do IBGE, estima-se que um quarto dos municípios, o equivalente a pouco mais de 24% dos mais de 5,5 mil municípios, tiveram redução de população entre 2016 e 2017.

Para ver a pesquisa completa, acesse o site do ibge.gov.br

>>> Em oito anos, o número de fumantes passivos, aqueles que inalam a fumaça por conviverem com quem fuma, reduziu 42% no Brasil. Com o passar dos anos, os adolescentes também têm experimentado cada vez menos o tabaco e o consumo de cigarros pela população em geral caiu 35%, segundo pesquisa do Ministério da Saúde. “O INCA como centro nacional de referência detectou redução importante do câncer de pulmão em decorrência das políticas de controle do tabagismo. Já avançamos muito. O Brasil é um dos modelos em termos de sucesso do controle do tabagismo em política pública”. afirma Ana Cristina Pereira, diretora do Instituto Nacional do Câncer.

Combater o tabaco é fundamental para a saúde pública, porque 428 pessoas morrem por dia no Brasil por problemas decorrentes do tabagismo. Só em 2015, os prejuízos para o país chegaram a 57 bilhões de reais. Dinheiro gasto no tratamento de doentes e com a perda de produtividade. Aumentar ainda mais o preço dos cigarros é uma alternativa que está em debate.

Entre as ações desenvolvidas pelo Ministério da Saúde para combater o fumo, a mais recente é o lançamento do Portal Saúde Brasil, que tem como um dos pilares o auxílio para quem quer abandonar o vício do cigarro e derivados. Pra saber mais acesse www.saudebrasilportal.com.br. 

da agência do rádio