Hora de decidir


Está chegando a hora de decidir como e quanto irá se investir no destino do Recife em 2018. Ou seja, os vereadores irão sugerir pontos considerados como prioridades no que a Prefeitura deve usar em caixa. Para o ano em que estamos, a gestão municipal tem R$ 5.993.000.000 (cinco bilhões novecentos e noventa e três milhões de reais).

De acordo com a Constituição, a emenda parlamentar é o instrumento que o legislativo possui para participar da criação do orçamento anual. Por meio das emendas os parlamentares procuram aperfeiçoar a proposta encaminhada pelo Poder Executivo, visando o melhor uso do dinheiro público. É a oportunidade que eles têm de acrescentarem novas programações orçamentárias com o objetivo de atender as demandas das comunidades que representam.


O vereador Ivan Moraes (PSOL) sugere que haja uma atenção, também, às áreas de cultura e comunicação popular. Nas gestões João Paulo e João da Costa (PT) havia atenção nestes segmentos. Por exemplo, a promoção de oficinas de capacitação em comunicação. Para alcançar este objetivo, há a convocação pública aos integrantes destes movimentos sociais para participarem deste processo nas votações das comissões internas e nas reuniões plenárias. 

A primeira reunião aconteceu na terça-feira, 18. A proposta foi aceita e será massificada. Um novo encontro está programado para acontecer dia 8 de agosto, no casarão do PSOL, bairro da Boa vista. Podem participar comunicadores, produtores de conteúdo digital, artistas locais e entidades representativas. O processo de votação e definição do orçamento da Cidade está previsto para setembro.

Entenda mais sobre o assunto