500 anos de Reforma

Nascido na Alemanha, a 10 de novembro de 1483, Filho de camponeses católicos. Como era comum na época, Foi alvo de uma disciplina rígida. O menino Lutero aprendeu a orar aos santos, realizar boas obras e reverenciar o papa e a igreja.

Em 1505 recebeu grau de Mestre em Artes da Universidade de Erfurt, e começou a estudar Direito. Pouco tempo após iniciar seus estudos de Direito, resolveu tornar-se monge. A sua ordenação foi em 1507. Em seguida, deixou o Mosteiro para ensinar filosofia moral na Universidade de Wittenberg.

Lutero protestou contra a prática da igreja Romana, chamada de indulgência (onde se pagava pra se ter um lugar no céu) e abriu o caminho para que todos tivessem acesso a Bíblia. Em 31 de outubro de 1517, Lutero afixou uma série de críticas – que se tornaram conhecidas como 95 Teses – na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Eram um protesto contra o abuso da autoridade do Papa.

Lutero faleceu de derrame cerebral em 1546, aos 63 anos de idade, em sua cidade Natal, Eisleben. Seu corpo foi sepultado na Igreja do Castelo de Wittenberg, onde, cerca de 30 anos antes, havia afixado suas 95 Teses.

Para lembrar este fato histórico, que chega aos 500 anos, em outubro, a Sociedade Bíblica do Brasil lançou uma exposição alusiva entre os dias 10 e 25 de abril. O auditório do local está tomado de vários exemplares da Bíblia sagrada manuscritos, em várias línguas e até no formato virtual.

De segunda à sexta, das 09 às 17h, o evento é aberto ao público no auditório no prédio da SBB na esquina da Rua Pedro Afonso com a Treze de maio, em Santo Amaro. Veja o vídeo onde o curador do evento, Gibson Santos, traz os detalhes, onde o feecidadania.com acompanhou com exclusividade.