#Notícias da Semana


>>> Começaram os serviços do primeiro lote de obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Beberibe 2. A intervenção contempla a construção de uma via e uma ciclovia, o saneamento integrado de 23 vias na Campina do Barreto e Arruda, entre outras ações. As obras irão beneficiar mais de 38 mil famílias de 13 bairros da capital.

>>> O ônibus é o principal modo de transporte no Recife, segundo a Pesquisa Origem-Destino do Recife (OD). Segundo o estudo, 50,25% se deslocam pelo motivo trabalho e 44,54% por motivo educação. Outro ponto que chama atenção é que o percentual de pessoas que se deslocam a pé pelo motivo educação, 15,49%, é maior do que quando o motivo é trabalho, que corresponde a 8,94%. Realizada entre novembro de 2015 e novembro de 2016, a pesquisa aponta o perfil das necessidades atuais de deslocamentos da população na capital. Esses estudos implicarão em tomadas de decisões que podem provocar mudanças nos modos de deslocamentos das pessoas, como a troca do carro pelo transporte público.

>>> O número de mortes por tuberculose caiu 8% no ano passado, em comparação a 2015. Enquanto no ano passado houve 387 registros, em 2015 foram 419, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Já o registro de novos casos da doenças mantém-se dentro da média nos últimos anos. Em 2016, foram 4.646 novos casos. Seguindo corretamente todo o processo, em 15 dias a pessoa deixa de transmitir a tuberculose. Após, no mínimo, seis meses, ela poderá estar curada.

>>> Um dia após a Câmara dos Deputados aprovar a liberação total da terceirização baseada em um projeto de 19 anos atrás, o presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou que os senadores irão votar nos próximos dias um projeto mais brando, apresentado em 2015, já aprovado pela Câmara, e que traz salvaguardas maiores aos trabalhadores do que o projeto enviado para a sanção do presidente Temer. O Ministério Público do Trabalho enviou ao Presidente Temer um pedido de veto integral do projeto de quarta-feira.

>>> Um estudo da Fundação SOS Mata Atlântica sobre a qualidade da água de 11 pontos de coleta em rios, córregos e lagos de bacias hidrográficas do bioma de Pernambuco mostrou que nenhum deles possui qualidade boa ou ótima, enquanto 81,8% estão em situação regular, e 18,2% com qualidade ruim. Os rios Capibaribe, Jaboatão, Beberibe e Una têm sido constantemente degradados, principalmente em função do aumento dos efluentes domésticos e da degradação dos manguezais.

do Destak Jornal

Comentários