Manchetes da semana

>>> Em meio à turbulência política, a economia tombou pelo segundo ano em 2016, confirmando a pior recessão desde 1948. De acordo com o IBGE, o PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas em um país) somou R$ 6,26 trilhões no ano passado, um recuo de 3,6% ante 2015, quando havia caído 3,8%; em dois anos, houve encolhimento de 7,2%, na maior retração em 68 anos. A economia brasileira acabou no mesmo nível do terceiro trimestre de 2010. 

>>> "A população empobreceu", foi assim a análise da divisão do PIB pelo número de habitantes. De 2014 a 2016, o PIB per capita caiu 9,1%. No mesmo período, a população cresceu 0,9% ao ano. Em meio à previsão de retomada lenta do crescimento econômico para 2017, o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, rejeitou mudar a meta fiscal e admitiu elevar impostos para fechar as contas públicas neste ano. 

>>> Principal desafio do governo no momento, a PEC 287/16, da reforma da Previdência, altera as regras para a aposentadoria. Um dos itens previstos na proposta encaminhada pelo Executivo acaba com a diferença entre homens e mulheres para se aposentar. A medida não foi bem recebida por movimentos que lutam pelos direitos das mulheres, que a consideram machista. O vice-líder do governo na Câmara, Darcísio Perondi (PMDB-RS), defende que a reforma seja aprovada nos moldes da proposta enviada pelo Executivo. Ele lembra que a expectativa de vida das mulheres é maior, e que as diferenças salariais vêm sendo superadas.

>>> A precariedade do funcionamento de agências bancárias que foram alvos de ações criminosas foi debatida nesta semana, durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Pernambuco. Foram convidados para o encontro representantes de todos os bancos atingidos e que não apresentaram agilidade na reabertura das agências e postos danificados.

>>> No ano passado, cerca de 50 mil mulheres foram vítimas de violência em Pernambuco. Isto representa um aumento de cerca de 4%, em relação a 2015, quando foram registrados cerca de 48 mil casos. Por hora, ao menos cinco mulheres são alvo de algum tipo de agressão. Além disto, de acordo com dados contabilizados pela Secretaria da Mulher, foi registrada uma média de ao menos cinco estupros por dia nos 184 municípios de Pernambuco, com um total de 1.825 denúncias desse tipo de crime.

Com informações do Jornal destak

Comentários