Curso para reeducandos X Tabagismo

O ano começou com rebeliões e massacres em presídios do Brasil, mas ao menos uma unidade prisional no Acre segue um outro rumo.

Por meio de um projeto desenvolvido entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre e o Instituto Dom Moacyr, foi criado um curso com 60 horas na Escola da Floresta Roberval Cardoso, e os participantes tiveram tanto aula teórica quanto prática na horta da Unidade Prisional de Senador Guiomard.

No total, 18 detentos concluíram o curso, e foram selecionados por já estarem desenvolvendo atividades na hora da penitenciária.

O diretor da unidade, Arlenilson Cunha, avaliou que a parceria foi de fundamental importância. "Nosso papel é esse, educar, ressocializar e gerar oportunidade para aqueles que querem uma nova vida."

O tabagismo custa à economia global mais de 1 trilhão de dólares (3,19 trilhão de reais) por ano e matará um terço a mais de pessoas até 2030 do que agora, de acordo com um estudo da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos publicado nesta terça-feira. O montante representa a estimativa de gastos em tratamentos de saúde e as perdas de produtividade. O custo estimado supera amplamente as receitas globais com os impostos sobre o fumo, que a OMS estimou em cerca de 269 bilhões de dólares (859 bilhões de reais) em estudo anterior.

A OMS estima que haja 1,1 bilhão de fumantes no mundo atualmente, e cerca de 80% deles vivem nos países mais pobres – no Brasil, são 24,6 milhões. Embora a prevalência de tabagismo esteja caindo entre a população global, o número total de fumantes em todo o mundo está aumentando por causa do crescimento populacional, segundo a organização.

Comentários