SBT perde audiência com sinal digital

Em 2006, o Governo Federal criou o Sistema Brasileiro de Televisão Digital Terrestre (SBTVD-T), por meio do Decreto nº 5.820, de 29 de junho de 2006, que estabeleceu as diretrizes para as emissoras e retransmissoras de televisão migrarem do sistema de transmissão da tecnologia analógica para digital.

Como se sabe, o sinal analógico foi desligado recentemente em Brasília e o público só pode agora ver os canais digitais. Acredita-se que, boa parte das pessoas que ainda não possuem aparelhos habilitados ou conversores, indicadas nas pesquisas mais recentes em cerca de 10%, é constituída por público do SBT, que acabou sendo impedido de o assistir.


Em comparação ao que registrava no passado, houve uma queda de quase 4 pontos em alguns horários no Distrito Federal e cidades do entorno, com a transmissão do sinal só em digital. Agora, os resultados de Brasília passaram a preocupar a direção do SBT em São Paulo, que pela ordem será o próximo ponto do desligamento do digital, como informa Flávio Ricco.

Existe, desde já, um grande temor que isto se repita, com a próxima etapa, a partir de março. Julga-se que não deverá ter um panorama muito diferente de Brasília. Se depender de Recife, isso é preocupante. A grande maioria das pessoas já possui um aparelho compatível com o novo sinal.

Veja as datas em que o sinal analógico será desligado no Brasil:


Com informações do TV Foco e anatel

Comentários