Ações para reduzir assaltos

Haverá reforço de policiamento nos principais corredores e utilização de novas ferramentas tecnológicas, como um aplicativo e um sistema de rastreamento da frota.

O Governo de Pernambuco lançou, na sexta-feira (11), o Plano de Enfrentamento aos Assaltos a Ônibus, um conjunto integrado de ações para reforçar o policiamento nos principais corredores, aumentando as abordagens a coletivos, e aplicar, na frota, as resoluções da Comissão Multidisciplinar. Entre as medidas, estão a colocação de sistemas de monitoramento em alta definição e rastreamento nos ônibus, com integração ao Centro Integrado de Operações de Defesa Social (Ciods), e o desenvolvimento de um aplicativo de celular com a funcionalidade de denunciar situações de risco dentro do veículo.

O plano, composto de ações desenvolvidas pela Secretaria das Cidades (envolvendo Grande Recife Consórcio de Transporte e Detran), Defesa Social (polícias Civil, Militar e Ciods) e Comissão Multidisciplinar, visa reduzir os assaltos e investidas de bandidos contra usuários do Sistema de Transporte Público de Passageiros. Em 2016, foram registrados, no período de janeiro a outubro, 1.033 roubos a ônibus em Pernambuco, contra 704 no mesmo período do ano passado.

Entre as ações já traçadas, foram definidas as configurações técnicas das câmeras nos veículos quem compõem a frota do STPP e a mudança no preenchimento do formulário do Boletim de Ocorrência, como forma de uniformizar a coleta e envio das informações relativas a ocorrências de assalto ou tentativa de assalto. 

do granderecife.pe.gov.br

Comentários